O Método Gerencial da DOMAPE se baseia em Módulos Gerenciais que visam abranger todas as fases e etapas de desenvolvimento de um empreendimento, mantendo a total sinergia entre as partes integrantes do Gerenciamento de Obra.
Estimativas realistas dos prazos e orçamentos do projeto - elaboração de todas as ferramentas e mecanismos direcionais do Empreendimento, que nortearão todas as etapas executivas, Físico e Financeiro, passo a passo, com o objetivo de definir: O quê, Como e Quando fazer; e finalmente por Quanto.
Criação de Planos de trabalhos específicos a cada Empresa, de acordo com as suas premissas, valores e metas. Compatibilização e coordenação de projetos, diagnósticos e soluções prévias de projetos, evitando resultados não desejados durante a execução da obra. Elaboração de estimativas realistas dos prazos e custos. Elaboração de indicadores de acompanhamento evolutivo da obra.
• Orçamento executivo de obra;
• Cronograma físico;
• Cronograma de desembolso financeiro (previsão financeira);
• Histograma de mão de obra;
• Plano de equipamentos;
• Plano de compras macro (pacotes);
• Cronograma de contratação;
• Plano de controle da Segurança do Trabalho, em conformidade com as diretrizes do Ministério do Trabalho;
• Plano de Controle da Qualidade, de acordo com Sistema Gestão da Qualidade implantado pela CONRATANTE;
• Plano de ação de condutas para os Gestores da Obra – Descrição de cargo.
Acompanhamento dos processos físico, financeiro e da logística, devidamente Planejado, desenvolvidos e envolvidos para a obra – controlar as etapas planejadas, garantindo a manutenção das previsões propostas, identificar e classificar os desvios que possam ocorrer, desenvolvendo solução de retorno ao planejamento.
Acompanhamento das Metas e Planos definidos ao bom desempenho físico e financeiro da obra. Identificação dos desvios ocorridos durante o processo de execução da obra, de modo a promover as ações imediatas e devidas ao retorno das premissas iniciais de custo e prazo.
• Macro Fluxo de Processo (fluxo de execução dos serviços);
• Cronograma físico executivo da obra: previsto x realizado;
• Custo da obra: previsto x realizado;
• Identificar e analisar os desvios de custo e prazo;
• Reunião de análise crítica junto ao Gestor da Obra;
• Plano de Ação de Recuperação dos desvios identificados;
• Reunião semanal de comprometimento (metas e ações) com equipe de produção da obra;
• Metas executivas semanais, alinhadas e aderidas ao cronograma macro de execução;
• Replanejar a obra, quando necessário, definindo novas metas e prazos;
• Indicadores Gerenciais de controle das atividades: Prazo, Custo; Qualidade e Segurança do Trabalho;
• Relatório gerencial para apresentação ao CONTRATANTE - Compilação de dados obtidos semanalmente para elaboração do relatório analítico da evolução física, demonstrando a visão geral da obra, com informações do avanço mensal e acumulado, alertando o caminho crítico e possíveis ações de contorno para tomada de decisões do Gestor da Obra, visando retorno ao curso planejado de término da obra.
• Processo de checklist de entrega de obra (garantia da qualidade);
• Processo de acompanhamento (checklist) para Habite-se.
Garantia da qualidade da execução e cumprimento das metas estabelecidas no planejamento executivo – medição de processos executivos, análise de produtividade, conferência da qualidade dos serviços e acompanhamento direto do prazo de obra.
Acompanhar e verificar se todas as etapas construtivas estão dentro das especificações do Cliente, de acordo com as definições de projetos e memoriais descritivos. Garantir o cumprimentos dos processos executivos de obra, para atendimento de todas as especificidades de Custo e Qualidade.
• Atividades produtivas em execução – garantir a aderência ao cronograma executivo;
• Produtividade conforme planejamento de prazo;
• Processo de medição de empreiteiros e mão de obra própria;
• Práticas e processos executivos/construtivos para obra;
• Monitorar cronograma de compras;
• Monitorar cronograma de contratação;
• Monitorar contratos de empreiteiros;
• Monitorar o Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, e demais órgão competentes;
• Atividades executivas para atendimento ao Sistema de Gestão da Qualidade da CONTRATANTE – Controle da Qualidade;
• Desenvolver Métodos Construtivos que possam agregar benefícios de redução custo, manutenção de prazo e garantia da qualidade do empreendimento, em conjunto ao Gestor da Obra;
• Acompanhar, conforme diretrizes da CONTATANTE, a terminalidade de cada etapa construtiva (atividade de serviços) – garantir “não ocorrer retrabalho”.